Beleza, Cirurgia

4 tratamentos para evitar que os olhos entreguem sua idade

A pele da região dos olhos é três vezes mais fina do que o restante do rosto. Por isso, é uma das primeiras áreas a dar mostras de envelhecimento. Noites mal-dormidas, exposição ao sol e até a própria movimentação repetitiva dos músculos ao redor dos olhos vão formando bolsas, sulcos e rugas.

A boa notícia é que existem hoje vários tratamentos seguros, eficientes e com resultados naturais para tratar toda a área, qualquer que seja o problema. Confira as melhores técnicas para cada caso:

PÉS DE GALINHA
O Botox é uma das melhores formas de tratar as linhas de expressão ao redor dos olhos, sendo ideal para os casos em que as rugas se formam com a movimentação dos músculos faciais. E ainda tem ação preventiva! Isso porque a substância alivia a tensão da musculatura e diminui suas contrações, evitando novos danos causados pelos movimentos repetitivos.

Mas se houver outros problemas associados, como flacidez e olheiras acentuadas, pode ser preciso combinar outras técnicas com a toxina botulínica. O tratamento dura de 4 a 6 meses, e os resultados aparecem em poucos dias.

Já para as rugas estáticas – que podem ser vistas mesmo com os músculos em repouso –, o Botox não é a melhor saída. Aí entram técnicas como o preenchimento, que pode ser feito com ácido hialurônico ou ácido polilático. Ambas são substâncias sintéticas, biocompatíveis e biodegradáveis, o que garante sua segurança e baixo risco de alergia, e têm duração de um a dois anos.

FLACIDEZ DAS PÁLPEBRAS
Até pouco tempo atrás, a única solução segura e eficaz para a flacidez de pálpebras era a blefaroplastia, ou seja, a cirurgia plástica da região para a retirada do excesso de pele e de bolsas de gordura. A técnica ainda é das mais recomendadas, mas hoje os casos menos graves podem ser tratados de formas menos invasivas. Como é uma cirurgia, é recomendada quando o excesso de pele incomoda muito ou atrapalha a visão. Os casos mais graves podem precisar de outros tratamentos associados, como o lifting.

A radiofrequência é uma boa aliada nos casos de flacidez leve a moderada. Aparelhos como o Thermitight fazem um aquecimento profundo da pele, estimulando a produção de colágeno do próprio organismo. A vantagem do Thermi é que ele usa uma microcânula que vai mais fundo do que outras técnicas, o que garante resultados melhores. O tratamento é feito em uma única aplicação, e não é necessário repouso.

OLHEIRAS FUNDAS
Muitas vezes o aspecto escurecido abaixo dos olhos não é causado pela pigmentação da pele, mas pela própria cavidade do globo ocular. Nesses casos, mais uma vez, o preenchimento é a solução. É feita uma aplicação de ácido hialurônico ou polilático na região, nivelando a face. O procedimento é feito em uma única sessão, e deve ser refeito a cada ano.

CUIDADOS
Vale lembrar que, por ser uma região muito delicada, todos os tratamento devem ser feitos com o maior cuidado possível. É imprescindível que os procedimentos sejam feitos por médicos habilitados para evitar complicações e garantir resultados satisfatórios e duradouros.

Quer saber qual o melhor tratamento para você? Marque uma consulta na Clínica Felipe Coutinho e descubra.

Autor