Beleza, Cirurgia

Abdominoplastia reduz incontinência e dores nas costas, conclui estudo

Um estudo australiano concluiu aquilo que algumas mulheres já perceberam na prática: a abdominoplastia pode ajudar a controlar incontinência urinária e até dores nas costas decorrentes de um ou mais partos. O estudo foi publicado neste mês na revista “Plastic and Reconstructive Surgery”, publicação da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

Das 214 participantes, com média de 42 anos e 2,5 partos, 51% relataram incapacidade moderada relacionada a dores nas costas em um questionário pré-operatório. O número de pacientes que consideravam a incontinência urinária uma “preocupação significativa” era de 42,5%. Seis semanas depois da cirurgia, apenas 9% das pacientes ainda apresentavam incapacidade moderada de dor nas costas, e para apenas 2% a incontinência urinária permanecia um problema significativo. Seis meses depois, o número de pacientes que relatavam dores nas costas era ainda menor: 3,2%.

As mulheres foram submetidas a vários tipos diferentes de cirurgia de abdômen. As melhorias na dor nas costas e na incontinência foram semelhantes independentemente da técnica utilizada.

De cosmética a reparadora

As novas descobertas são consistentes com relatos de casos anteriores. Uma das explicações para essa melhora estaria relacionada à restauração da força e da estabilidade nas regiões abdominal e pélvica. Isso porque a operação corrige a separação muscular abdominal (diástase dos músculos reto-abdominais) que pode ocorrer após a gravidez. No caso das mulheres do estudo, essa separação era de 4,5 cm em média.

Para o cirurgião plástico Alastair Taylor, um dos principais autores do estudo, “a abdominoplastia com correção da diástase leva a uma vida melhor para as mulheres após a maternidade”. Por isso, ele acredita que os planos de saúde devem reconhecer os benefícios funcionais trazidos pela cirurgia, que até o momento é considerada apenas cosmética.

Que saber mais sobre abdominoplastia e outras cirurgias plásticas e procedimentos estéticos? Marque uma consulta na Clínica Felipe Coutinho e tire todas as dúvidas.

Autor