Beleza, Cirurgia, Cuidados

Tá na hora? 5 motivos para fazer sua cirurgia plástica no inverno

O inverno chegou, e com ele o número de pacientes nas clínicas de cirurgia plástica aumenta em até de 50%, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É consenso entre os cirurgiões que o inverno é a melhor época para fazer uma intervenção desse tipo. “Existem algumas vantagens para a paciente, relacionadas principalmente ao pós-operatório”, afirma o Dr. Felipe Coutinho, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica . Aqui, 5 motivos para marcar sua cirurgia na época mais fria do ano:

 
1. Menos inchaço
O calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e nosso corpo fica mais propenso a reter líquidos . No frio, ao contrário, há uma vasoconstrição periférica, e menor retenção de líquidos pelo organismo. Com um inchaço menor, a dor também é menor, o que garante um pós-operatório mais confortável.

 
2. Cinta modeladora
Muitas cirurgias plásticas, como as de lipoaspiração, mama e a abdominoplastia, exigem o uso de cintas modeladoras por períodos que podem variar de duas a quatro semanas. Essas cintas são feitas de material espesso, e são bastante justas, o que pode ser muito incômodo no verão. Até as roupas de inverno favorecem o uso das cintas, já que costumam ser mais largas e confortáveis, e escondem bem o acessório.


3. Exposição solar
A exposição ao sol deve ser evitada pelos próximos 30 dias após a cirurgia, para garantir uma boa cicatrização. Como no inverno a incidência dos raios solares é menor, os riscos de manchas de pele e de escurecimento das cicatrizes também são reduzidos. “A qualidade da cicatriz depende muito dos cuidados no pós-operatório, e o inverno facilita esses cuidados”, afirma o Dr. Felipe Coutinho.


4. Férias
Por ser um período de férias escolares, os meses de junho e julho também facilitam o pós-operatório, já que os pacientes podem se dedicar totalmente às recomendações médicas eainda contar com a ajuda de familiares e amigos.

5. Verão
Em geral, o período de recuperação total de uma cirurgia plástica gira em torno de três meses. Realizando o procedimento no inverno, o paciente estará liberado para ir à praia no verão e se expor ao sol com segurança. “Além do período de recuperação, toda cirurgia plástica tem o que chamamos de ‘período de acomodação’, que pode levar mais dois meses”, diz o Dr. Felipe Coutinho. Ou seja, é só depois desse período que o resultado final estará definido – o que também dará tempo para o paciente se acostumar ao novo visual.

É importante ressaltar que o resultado final de uma cirurgia plástica não será mais ou menos satisfatório por conta do clima. Mas o pós-operatório é fundamental para um resultado positivo e seguro. É nesse sentido que a temperatura pode interferir no sucesso da cirurgia. “Quanto mais confortável for a recuperação, e quanto mais comprometido for o paciente com as recomendações médicas, melhores os resultados e menores as chances de complicações”, completa o Dr. Felipe Coutinho. Isso sim faz toda a diferença.

Autor