Beleza, Cirurgia, Cuidados

Cirurgia plástica no verão: vantagens da estação mais quente do ano

A época mais indicada para realizar uma cirurgia plástica é, sem dúvida, o inverno. Fatores como menos inchaço, menor exposição solar e mais conforto para usar cintas cirúrgicas fazem com que os consultórios fiquem lotados nesse período.

Mas para alguns pacientes, o verão acaba trazendo vantagens que podem ser decisivas para o sucesso da cirurgia. “O período ideal para fazer uma cirurgia é aquele em que o paciente vai ter tempo de sobra para cumprir o pós-operatório, sem pressa para voltar às atividades do dia a dia”, afirma o cirurgião plástico Felipe Coutinho.

Confira as principais vantagens e também os cuidados fundamentais para encarar o bisturi na estação mais quente do ano:

Recuperação tranquila – O pós-operatório é tão importante para o sucesso de uma cirurgia quanto o procedimento em si. Por isso, para quem não tem intenção de viajar nas férias de verão, o período pode ser usado para se recuperar com mais tranquilidade. Também é uma época em que é mais fácil contar com a ajuda de familiares e amigos, mais disponíveis.

Alimentação balanceada – No verão fica mais fácil manter uma dieta equilibrada, com alto consumo de frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do organismo, e garantem a ingestão de vitaminas e oligoelementos que auxiliam na cicatrização.

Sem tosse – Pessoas que têm problemas respiratórios, como rinite alérgica ou bronquite, também se beneficiam das temperaturas mais quentes, já que é no inverno que as crises ficam mais constantes. Também é menor a chance de pegar gripes e resfriados, que, se forem acompanhados de tosse, podem comprometer a recuperação.

CIRURGIAS MAIS PROCURADAS

Os procedimentos mais requisitados nessa época são os menos invasivos, que têm recuperação mais curta e não exigem uso prolongado de cintas modeladoras. Mas mesmo as cirurgias mais invasivas podem ser feitas, desde que o paciente siga todas as recomendações do cirurgião. Entre as mais pedidas nos consultórios no verão, estão:

Colocação de prótese de silicone: a evolução da técnica de colocação de próteses de silicone nas mamas fez com que seu período de recuperação caísse para uma semana a 15 dias. É um procedimento que não deixa equimoses (manchas roxas, similares aos hematomas) e tem cicatrizes mínimas.

Lipoaspiração e lipoescultura: tanto a retirada da gordura quanto sua reinserção no organismo deixam equimoses e exigem o uso de cintas modeladoras. Mas seu período de repouso é curto – de 7 a 15 dias –, e o inchaço pode ser combatido com sessões regulares de drenagem linfática.

Abdominoplastia: a cirurgia de abdômen não é das mais tranquilas para o verão, mas exatamente por exigir um maior tempo de recuperação – cerca de 30 dias –, é uma das preferidas na época das férias.

CUIDADOS ESPECIAIS

Apesar de seguras, as cirurgias no verão pedem alguns cuidados extras:

Nada de sol – É preciso evitar a exposição direta aos raios solares por no mínimo 30 dias após a cirurgia. Isso porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses poderão manchar a pele. É preciso se proteger bem do sol, com protetor solar e roupas adequadas, até que todas as equimoses desapareçam.

Muita drenagem – O calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que o organismo retenha mais líquidos. Por isso, no verão, é importante caprichar na drenagem linfática para combater o inchaço e ter mais conforto na recuperação.

Reponha os líquidos – Também é preciso tomar muito cuidado com a desidratação, especialmente após uma lipoaspiração ou lipoescultura. É preciso ingerir mais de três litros de água por dia nos primeiros dias, e manter um alto consumo de líquidos durante todo o pós-operatório.

Cintas obrigatórias – Apesar do calor, o uso de cinta modeladora é recomendado para reduzir o inchaço. A boa notícia é que existem novos modelos feitos com tecidos mais leves e mais confortáveis.

Quer saber mais sobre cirurgias no verão? Agende uma consulta na Clínica Felipe Coutinho e tire todas as dúvidas.

Autor